Nos últimos anos, a necessidade de ter todos os nossos arquivos importantes ao alcance a qualquer momento predispôs as empresas a criar novas opções, como armazenamento virtual. Estes são sistemas através dos quais podemos fazer upload de arquivos e tê-los na rede, com segurança, para baixá-los sempre e onde quisermos, desde que tenhamos uma conexão com a Internet. Esses arquivos são normalmente armazenados em servidores externos, onde normalmente são protegidos com criptografia e proteção, de modo que somente possamos acessá-los e, assim, proteger nossa confidencialidade.
É um sistema que se tornou muito na moda na última década, e embora seja verdade que muitos ainda desconfiam dele pelo simples fato de não ter tanta segurança a princípio quanto você poderia esperar, a verdade é que se tornou um dos sistemas favoritos para ter nossos documentos importantes, pela facilidade que nos oferece ao acessá-los, e porque eles estão na nuvem, em um coloque ‘ethereal’ que não desapareça ou se perca, algo que pode acontecer com o armazenamento físico, como discos rígidos ou pastas, por exemplo.
Segurança e privacidade como um recurso principal
Quando escolhe um desses servidores ou plataformas para armazenar nossos documentos importantes na nuvem, devemos levar em conta dois conceitos principais: privacidade e segurança. quando para o primeiro, é necessário que este sistema nos permita acessar somente os nossos documentos, para salvaguardar nossa privacidade. Isso geralmente é obtido por meio de criptografia e chaves criptográficas que só nós temos. Quanto à segurança, também é muito importante, pois dependerá disso que possamos manter esses documentos protegidos de aparências estranhas na nuvem.
Preste atenção no limite de envio de volume de arquivos
Outro dos pontos mais importantes a ter em conta quando escolhemos o nosso fornecedor de armazenamento em nuvem é o limite de volume de ficheiros que temos. Isso significa que na maioria dos provedores eles colocarão um limite, seja para sempre ou anualmente ou mensalmente, no volume de arquivos que podemos usar. Por exemplo, 10 Gb, 50 Gb ou 100 Gb. Vai depender do que vamos carregar escolhendo um ou outro. E se tivermos muito volume de arquivos, o melhor é procurar um ilimitado. Será mais caro, mas será a melhor opção para não ficar aquém quando estivermos no bloco.
Compatibilidade de seus dispositivos com ferramentas na nuvem
A melhor coisa de ter nossos arquivos enviados para a nuvem é que eles nunca desaparecerão e, portanto, nunca os perderemos, mas também o fato de podermos acessar esses documentos e arquivos de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, sem ter que levá-los em qualquer dispositivo físico com a gente. Podemos criá-los com nosso PC em casa e, em seguida, viajar para outra cidade e baixá-los em nosso laptop, acessar a nuvem ou verificá-los em nosso tablet ou em nosso smartphone. O melhor é procurar um sistema que nos permita acessar esses documentos de qualquer dispositivo, para que possamos tê-los sempre à mão.
Seja claro sobre o espaço de armazenamento necessário
Isso está intimamente relacionado com o espaço de carga e volume de arquivos, porque devemos ser muito claros sobre o quanto precisamos não ficar curtos e, se necessário, sobre o que é melhor. Em uma empresa ou em um negócio, você geralmente conhece o volume de arquivos criados durante um mês, por exemplo, para que também possa calcular o que é necessário em termos de armazenamento na nuvem. O melhor de tudo é que na maioria das empresas nos permitem alterar as taxas e aumentar o espaço de armazenamento a qualquer momento, mas com taxas um pouco mais caras do que se tivéssemos feito desde o início, do primeiro momento. É por isso que é conveniente tê-lo já calculado.
Um plano de armazenamento em nuvem gratuito ou pago?
Existem duas ótimas opções a priori para o armazenamento de dados e arquivos na nuvem. Nuvens gratuitas, oferecidas por grandes empresas como Google ou Microsoft, podem nos ajudar se nossos documentos não são tão importantes e queremos apenas eles tê-lo devidamente armazenado apenas no caso. Mas se formos uma empresa com um grande volume de arquivos, é melhor armazená-los em uma nuvem privada, que será muito mais segura e nos oferecerá condições muito melhores, pagando por eles, é claro. A decisão dependerá do que precisamos, é claro, mas hoje as taxas para essas nuvens privadas não são caras.