Tudo, sempre na vida, nós caímos na armadilha de procrastinação, embora muitas pessoas nem sequer sabem o que esta palavra significa quase impronunciável. Todos nós já caído em esta espiral de licença para amanhã o que podemos fazer hoje, por um milhão de motivos. Alguns procuram desculpas, outros simplesmente entender que a procrastinação é natural e inerente ao ser humano e não dar mais importância, mas se continuarmos neste caminho, podemos ter problemas preocupantes, porque eu sempre deixar tudo para outra ocasião, que é algo que geralmente não é o melhor na maioria dos casos.
A procrastinação pode ser definido, bem como o hábito de deixar para outro momento o que nós sabemos que temos que fazer, mas não corre tão rápido, substituindo-o por algo muito mais agradável, e descansar, brincar, sair para uma bebida… procrastinação geralmente dado muito tempo para estudar, por exemplo, porque sempre acho que temos muito tempo para passar por cima de tudo o que precisamos para nós, e aprender quando chega a hora realmente percebemos todo o tempo que perdemos por deixar essas oportunidades passarem e adiarem.
Estágios que ainda não percebemos quando procrastinamos
Há pessoas que estão tão acostumadas ao hábito de procrastinar que nem percebem o que estão fazendo, porque o entendem como algo normal e comum. Deixar tudo para outra hora, mesmo aquelas coisas que sabemos que deveríamos fazer, é algo muito natural. De fato, você pode definir até mesmo várias fases no processo ou rotina de procrastinar, desde a omissão, que é esquecer o que devemos fazer, ao impulso, que é quando temos a necessidade imperativa e real de Faça algo porque não há mais tempo que possamos adiar. Estágios podem ser todos ou apenas alguns, e há momentos em que a procrastinação simplesmente vem pelas circunstâncias do dia, e não como um costume.
Quais são as conseqüências de adiar o que você tem que fazer?
Em princípio, não devemos nos preocupar tanto se são simplesmente ações que devemos fazer, mas que finalmente deixamos para outro tempo. Sempre que somos responsáveis e, nesse outro momento, cumprimos nossa obrigação, a prorrogação só servirá para nos sobrecarregar mais, mas não será tão grave. modo de vida e sempre deixar tudo para depois, até que chega um momento em que você não pode fazer tudo e se sentir tão sobrecarregado que você pode até mesmo sofrer ansiedade ou estresse muito intenso, por tudo que você deveria comparecer em um curto espaço de tempo, por ter sido adiada.
Por que esse hábito de adiar nossas atividades?
Existem muitas razões para explicar a procrastinação, e isso realmente depende do motivo pelo qual você faz isso. Às vezes é simplesmente oprimir e desejar fazer outra coisa, sem levar em conta que o tempo no futuro será menor para o que queremos fazer. Em outros casos, é um medo do fracasso que nos faz sempre adiar o que sabemos que devemos fazer, por isso não temos que enfrentá-lo. Se a procrastinação vem em um momento em que temos muito trabalho é mais lógico, porque a ansiedade também será maior naquele momento, e vamos sentir que não podemos fazer tudo.
Estratégias que ajudarão você a parar de procrastinar
Se você quiser ser mais responsável e não procrastinar tanto quanto o faz agora, quando desperdiçar um tempo valioso olhando para seu celular ou verificando as redes sociais em vez de trabalhar ou fazer algo realmente valioso, uma das melhores estratégias é congelar quando estamos fazendo algo em vez do que devemos fazer. Por exemplo, se tivermos que terminar um trabalho, mas em vez disso, temos que assistir a vídeos no YouTube, devemos estar cientes de que estamos fazendo algo errado e deixar essa atividade. Quando ‘ficamos entediados’, quando não substituímos a atividade que devemos fazer por outra, entenderemos muito melhor a necessidade de continuar com o que devemos fazer para aproveitar ao máximo o tempo.